terça-feira, 24 de novembro de 2009

"O Quinze" de Rachel de Queiroz.


Hoje eu pensei em publicar algo sobre o livro "O Quinze" de Rachel de Queiroz.
Após ler essa obra prima, observei o quanto este livro é interessante, pois trata de um tema que até hoje atingue vários nordestinos: A SECA.
O cenário da obra é o Ceará, especialmente a região de Quixadá, o título do mesmo evoca a seca devastadora que ocorreu na região em 1915.
Publicado em 1930, o romance renovou o conceito de ficção regionalista, a autora soube trabalhar de uma forma magnífica a condição do retirante nordestino, mas de uma forma reivindicatória, apontando os problemas e não trazendo soluções prontas.
Rachel, demonstra uma grande preocupação social, mostrando-se engajada com os problemas da época, apoiada contundo, na análise psicológica de seus personagens. Em especial com homem nordestino, sofredor, vítima da natureza e das fatalidades da vida.
A seca do nordeste, a fome gerada por ela e todos os demais acontecimentos ocasionados pela falta de chuva são retratados no livro, apontados como uma lição, entretanto necessitam de soluçãoes que não vem prontas na obra.
No romance não há uma separação entre ricos e pobres, os personagens não são caracterizados pela sua posição social, evitando assim: "pobres bons", ou "ricos maus", a autora jamais ultilizou sua obroa para fazer uma apologia a inocentes ou culpados.
A linguagem do livro é de fácil acesso e sua simplicidade é exuberante, não havendo em nenhum momento exibicionismo da autora.


Leiam, vale a pena.

Bjos e até a próxima! Fiquem com Deus!
THAMYRES MURIEL!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Amiga, saudades. Tem posts novos, conto com sua leitura e participação. Beijos!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Jamerson, realmente passei um tempo afastada do meu blog, mas já tem posts novos. Abraços e uma quarta-feira abençoada!!

      Excluir
  3. oi flor!!!aki ta lindo!!
    seguindo ta?passa la no meu ...
    mimusbia.blogspot.com

    bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, obrigada por ser nossa seguidora. Tem post novos no blog.
      Já dei um pulinho no seu. Beijos carinhosos!

      Excluir
  4. Antonio Claudio,
    gostei muito de seu comentario sobre "O Quinze", e suas filosofias sao bastantes proveitosas e gostosas de serem lidas, será cearense que nem Raquel, sou de Santana do Acaraú - Ce, Cabra da Peste! inspirações e felicidades!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde, Claúdio. Fico feliz pelo seu comentário e vejo que captou com excelência todas as essências dos meus textos. Sou de São Luís - MA, mas também sou nordestina arretada com muito orgulho.
    Passei um tempo afastada do meu blog, entretanto já tem posts novos, conto com sua leitura e participação. Um grande abraço!

    ResponderExcluir